
Campanha eleitoral 2024: Cabeça de lista à governador da província de Gaza, Felix Tivane, durante a campanha interpessoal com os eleitores do bairro Luís Cabral, na cidade de Xai-Xai em Gaza. Foto de Santos Vilanculos
Massingir (Moçambique), 14 Set (AIM) – A Renamo, maior partido político da oposição em Moçambique, promete atrair mais investidores para a província de Gaza com objectivo de impulsionar o desenvolvimento industrial nesta região do sul do país.
A promessa foi feita neste sábado (14) pelo candidato da Renamo a governador da província de Gaza, Félix Tivane, durante o contacto interpessoal com potenciais eleitores em Massingir, no âmbito da campanha eleitoral rumo ao pleito de 09 de Outubro próximo.
Tivane explicou que para impulsionar o desenvolvimento industrial, o seu partido tem um projecto que visa transformar a barragem de Massingir numa fonte de produção de energia eléctrica.
“Mas também podemos converter a barragem de Massingir não só como uma fonte de retenção de água, mas como um mecanismo de produção de energia que por si só poderia impulsionar o desenvolvimento industrial porque os investidores precisam dessa energia”, afirmou.
Disse ainda que “muitos pensam que ter energia 24 horas por dia é ter energia de qualidade. No dia em que se implantar uma pequena indústria nós vamos ter falhas no sistema porque não temos volume necessário para um desenvolvimento industrial”.
A fonte avançou ainda que o seu partido vai impulsionar o turismo a nível da província para capitalizar mais receitas para o Estado e mobilizar investimentos dos megaprojectos para assegurar o desenvolvimento da economia nacional.
“Queremos também investir no turismo. Gaza, para além dos recursos naturais como areias pesadas e diamantes de que se fala em Massingir, a partir dos megaprojectos nós podemos elaborar, com base nas assembleias provinciais, propostas de investimento de alto nível”, observou.
A segurança alimentar é outra área que a Renamo promete investir, a partir da produção local e, por via disso, fomentar uma indústria centrada na produção para que o país seja auto-suficiente e deixe de importar produtos de primeira necessidade.
(AIM)
ZT/mz