
Por Paulino Checo, da AIM, em Cabo Delgado
Montepuez (Moçambique), 29 Set (AIM) – A polícia moçambicana (PRM), a nível do distrito de Montepuez, província nortenha de Cabo Delgado, travou neste domingo (29) uma colisão iminente entre apoiantes do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e membros e simpatizantes do partido Frelimo, em pleno centro da vila autárquica local.
O facto ocorreu no intervalo entre as 11 e 12 horas locais de hoje (29), quando uma caravana de Venâncio Mondlane, apoiada pelo partido PODEMOS (Partido Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique), pretendia utilizar uma via, dentro da urbe, que dava acesso ao local do comício de campanha eleitoral do candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, que estava agendado para as 12 horas.
No entanto, a polícia interveio prontamente com a sua força de intervenção rápida que, pacificamente, criou uma barreira para que o candidato Mondlane e seus apoiantes não tivessem nenhum contacto com a contraparte da Frelimo, que estava do outro lado da rotunda do triângulo de Montepuez.
Após cerca de 30 minutos de troca de mimos com o grupo da frente de Venâncio Mondlane, chegou-se a um entendimento para evitar choques e escaramuças.
Apercebendo-se de que a situação poderia desembocar em confrontos, Venâncio Mondlane ordenou que a sua caravana recuasse em direcção ao distrito de Balama, abandonando o centro da vila autárquica de Montepuez.
Mesmo assim, os apoiantes de Mondlane e partido Podemos insistiam que a caravana deveria seguir em direcção ao espaço do comício da Frelimo.
Para acalmar os ânimos, Mondlane desceu da sua viatura alegórica e entrou em outra pequena, que imediatamente iniciou a marcha de recuo.
Ao se aperceberem da ausência de Venâncio Mondlane, os apoiantes renderam-se e seguiram as viaturas da caravana, evitando-se, desta forma, possíveis escaramuças.
Na sua actuação, a polícia foi exemplar, sempre didáctica, e sem entrar em choque com os apoiantes de Venâncio Mondlane e do Podemos.
Venâncio Mondlane está há sensivelmente três dias na província de Cabo Delgado e, coincidentemente, tem feito campanha nos mesmos locais onde o candidato da Frelimo também realiza a actividade de caça ao voto.
Sábado (28), enquanto Daniel Chapo trabalhava em Namuno e Balama, Venâncio Mondlane escalava Namuno e Montepuez.
Os dois candidatos presidenciais nas gerais de 09 de Outubro próximo continuarão em Cabo Delgado pelo menos até segunda-feira (30).
(AIM)
PC/mz