
Nacala Porto (Moçambique), 08 Out (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Nacala Porto, província de Nampula, norte de Moçambique, diz estarem criadas condições para o funcionamento das assembleias de voto, mesmo perante casos de corte de energia na calada da noite.
De acordo com este órgão responsável pela logística nos processos eleitorais, os kits de votação disponibilizados já contém a componente de luminárias para acautelar situações de falta de energia eléctrica.
O director distrital do STAE em Nacala Porto, Zacarias Amade, disse que o órgão dispõe de candeeiros suficientes para o pleno funcionamento das assembleias de voto.
“Já visitamos todas as assembleias e fomos ver que há condições. Mesmo que não haja energia, não há motivo para alarme porque haverá votação uma vez que temos candeeiros”, disse.
Informou que esta terça-feira (08) iniciou o processo de distribuição dos Membros de Mesa de Voto (MMV’s) nas suas respectivas brigadas, bem como a montagem de oito alpendres convencionais para permitir que o processo decorra normalmente.
“Os MMV’s estarão nos seus locais duas horas antes do início da votação, e os alpendres serão montados nas escolas que não têm salas suficientes”, avançou.
Apelou a todo o cidadão de Nacala com direito de votar para se fazer presente nas assembleias de voto, muito cedo, para exercer o seu direito de votar.
Amade assegurou que todo o material inerente ao processo de votação já se encontra no distrito.
“Já recebemos, cá em Nacala, as urnas transparentes em número suficiente. Elas têm tampas verdes, brancas e azuis. Recebemos também boletins de voto que estão num armazém e bem protegidos”, garantiu.
Disse que os MMV’s receberão os seus subsídios conforme a sua função.
“Em termos de pagamento de subsídios os presidentes receberão cinco mil meticais (cerca de 78 usd), os vice-presidentes 4.500 meticais, os secretários 4.300, e os restantes escrutinadores quatro mil meticais”, explicou.
Nacala Porto conta com um universo de 193.795 eleitores inscritos. No dia 09 de Outubro funcionarão 32 assembleias de voto, que comportam 262 mesas de voto.
(AIM)
FG/mz