
Nampula (Moçambique), 06 Mar (AIM) – Um casal foi condenado a uma pena de 20 anos de prisão maior por se ter provado o seu envolvimento em crimes de sequestro e tráfico de pessoas, caso de uma menor de 12 anos de idade.
A juíza Cristina Saliwe, da sexta secção criminal do Tribunal Judicial de Nampula, norte de Moçambique, ditou a sentença para o casal.
Trata-se de Jenita Henrique e Carlos André culpados de subtracção violenta ou fraudulenta e de tráfico de menor de 12 anos, na forma tentada.
O terceiro envolvido nesta acção criminosa, Augusto Monteiro, foi condenado a uma pena de 18 anos de cadeia, sendo que o trio deverá, em conjunto, pagar uma indemnização à vítima no valor de 150 mil meticais (o dólar norte-americano equivale a cerca de 64 meticais).
Os crimes cometidos e que o tribunal deu como provado foram sequestro, tráfico de menores na forma tentada e associação para delinquir.
Segundo a juíza, os crimes remontam ao mês de Agosto de 2014 quando a arguida, com recurso a artimanhas, conseguiu retirar a menor da casa dos seus parentes e em conluio com o seu esposo e o terceiro condenado, decidiu vendê-la ao preço de um milhão de meticais.
O comprador, que não foi encontrado, poderia pagar até 800 mil meticais.
O tribunal diz que apesar de não ter ficado provado, os traficantes queriam ainda vender outras duas crianças.
A ora condenada justificou os crimes, com o plano de melhorar a sua vida.
Na óptica da juíza pesaram para a condenação o facto de os crimes terem sido cometidos com dolo, premeditação, motivo fútil e contra uma menor de idade com a intenção de enriquecer a custa da venda de crianças.
(AIM)
RI/mz