
Doente de cólera em Quelimane
Maputo, 01 Jul (AIM) – As autoridades sanitárias colocaram quatro distritos estão em alerta máximo da eclosão de cólera após o surgimento do surto da doença há quase três semanas no distrito de Marromeu, na província central de Sofala, onde há registo de três óbitos e 203 casos.
Trata-se de Muanza, Cheringoma, Caia e Chemba, que registaram nos últimos dias diarreias agudas e casos suspeitos de cólera.
O médico-chefe da província de Sofala, Hassan Abdala, disse que nos distritos referidos foi reforçada a vigilância epidemiológica e, por isso, as autoridades apelam as populações a tomar medidas preventivas.
Segundo Hassan Abdala, as autoridades sanitárias continuam a envidar esforços para evitar que o surto da cólera em Marromeu se propague.
“Considerar o estado de alerta do distrito de Cheringoma e Muanza por causa do Chemba e Caia para Marromeu, por ser banhado pelo rio Zambeze, é uma linha que mistura as pessoas diariamente através da linha ferroviária. No caso de Marromeu, reconhecemos três óbitos de pacientes que passaram pela nossa unidade sanitária que estão subdivididas em dois grupos, cerca de 66 foram as pessoas que tiveram desidratação grave e necessária do internamento”, disse citado pela Rádio Moçambique, emissora nacional.
Acrescentou que, “mas o resto dos 137 são casos em ambulatório que vinham em estado leve e moderado. As pessoas saem dos distritos vizinhos, passam de Marromeu para apanhar um comboio para a zona urbana e nós já tivemos durante muitos meses, situações de alerta e de trabalho combinado entre o distrito de Marromeu e Caia, do lado da província de Sofala e distrito de Mopeia, do lado da província da Zambézia”.
(AIM)
FG/sg