
Nampula, (Moçambique), 19 Jun (AIM) – As doenças endémicas, gravidez na adolescência e prevalência do HIV, são alguns dos temas propostos para debate entre quinta e sexta-feira, na I Conferência Provincial de Saúde, que irá juntar na cidade de Nampula, capital da província homónima, actores relevantes do sector.
O evento, de dois dias, tem como lema “Por uma reflexão holística sobre a saúde: todos pela saúde de todos”.
Em declarações a jornalistas na antecâmara deste evento, o director provincial da Saúde, Fernando Mitano, lembrou quais as doenças mais frequentes que assolam a população desta zona de Moçambique.
“São a malária e diarreias, também não podemos deixar de lado o problema do HIV/Sida, tuberculose e algumas negligenciadas como lepra, principalmente nos distritos de Mogovolas, Memba, Eráti e Meconta”, detalhou.
Além destas maleitas o responsável apontou a hipertensão arterial e diabetes como preocupantes.
“Temos outras que constituem ameaça, estamos a falar da gravidez na adolescência, e esse estado nessa idade constitui perigo não só para a futura mãe, como também para a criança que vai nascer”, acrescentou.
A desnutrição crónica, segundo o director continua a ser um grande problema.
Dados oficiais referem que a taxa de desnutrição crónica em Nampula atinge 46,7 por cento de crianças com menos de cinco anos.
A conferência será orientada pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago e contará com a presença de profissionais do sector e parceiros internacionais.
(AIM)
RI/sg