
Chimoio (Moçambique), 12 Set (AIM) – A campanha eleitoral do partido Frelimo, na província central de Manica, rumo às eleições gerais de 09 de Outubro próximo, foi esta quinta – feira (12) reforçada com a chegada do antigo Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza.
Logo após a sua chegada à província de Manica, Armando Guebuza, que também é presidente honorário da Frelimo, partido no poder, em Moçambique, reuniu com académicos para pedir votos para o seu partido e para o candidato presidencial, Daniel Chapo.
Na ocasião, falou do processo de criação da Frelimo e os seus objectivos, tendo depois explicado aos académicos o percurso desta formação política para a construção de um Moçambique cada vez mais próspero.
Disse que Moçambique está a crescer a um nível bastante acelerado a olhar, por exemplo, para o passado em que havia poucos estabelecimentos de ensino e, consequentemente, poucas pessoas escolarizadas.
“Em 1976, logo após a proclamação da Independência Nacional, queríamos recrutar cerca de 1. 000 jovens para formação de guardas policiais. Não conseguimos porque não havia esse número que precisávamos para iniciar o curso. O nível académico naquele tempo era muito baixo. Tivemos de adiar por falta de jovens que sabiam ler e escrever”, lembrou Armando Guebuza.
“Hoje temos muitas escolas de todos os níveis e com mais moçambicanos formados sem ser necessário ir para fora do país para ter o curso superior. Moçambique já tem universidade em todas as províncias graças aos feitos da Frelimo. Este país está a prosperar por causa da Frelimo que sempre lutou para o bem-estar dos moçambicanos“.
Disse que os moçambicanos devem ter auto-estima dos seus feitos e saber que, embora ainda persistam alguns desafios, o país está em franco desenvolvimento.
“No dia 09 de Outubro teremos as eleições gerais, queremos pedir o vosso voto porque a Frelimo deve continuar a dirigir os destinos de Moçambique. Durante vários anos, a Frelimo já mostrou que está a trabalhar para o crescimento do nosso país. Nosso pedido é que os acadêmicos se sintam parte deste processo. Através dos vossos conhecimentos contribuam para o desenvolvimento de Moçambique”, sublinhou.
Segundo Guebuza, o candidato Daniel Chapo é um jovem e tem ouvidos para ouvir. Ele sabe ouvir e tem experiência de governação. Começou de baixo e hoje mereceu a confiança do partido Frelimo para concorrer ao cargo de Presidente da República e dirigir os destinos deste país.
“A nossa palavra de ordem é ganhar as eleições e depois chegarmos ao desenvolvimento. Portanto, é importante que apostemos na Frelimo e no candidato Daniel Chapo para termos mais estradas, pontes, habitação condigna e prover melhores condições de vida para a população “, afirmou Guebuza.
Ainda hoje, primeiro dia de “caca ao voto”, Armando Guebuza tem agendado, para além de um encontro com os académicos, reuniões com os agentes económicos e as associações juvenis.
Sexta-feira, segundo e último dia de visita à província de Manica, Armando Guebuza desloca-se ao distrito de Gondola. Neste distrito, programou um encontro com os vendedores informais, académicos e associações juvenis, com o objectivo de pedir voto para a Frelimo e o candidato presidencial Daniel Chapo, no dia 09 de Outubro do ano em curso.
(AIM)
NM/mz