
Jornalistas em pleno exercicio da profissao. Foto arquivo
Nampula, (Moçambique), 16 Fev (AIM) – O Secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas, (SNJ), Faruco Sadique, anunciou que os comités locais já iniciaram o debate sobre a pertinência da actualização dos estatutos da organização, a fim de adequa-los, aos desafios que a classe enfrenta no seu quotidiano.
O resumo destes debates deverá ser apresentado em Abril próximo, no âmbito das celebrações do Dia Nacional de Jornalistas, evento agendado para ter lugar na província de Inhambane.
Sadique partilhou esta informação há dias, na cidade de Nampula, que acolheu um seminário regional norte de capacitação dos membros dos secretariados provinciais e dos comités locais do SNJ.
Os actuais estatutos do SNJ, aprovados há mais de uma década, têm suscitado debates e as discussões já iniciadas por jornalistas da zona centro do país, estendem-se agora ao norte e atingirão em breve a sul, determinarão a pertinência ou não da necessidade de mudanças.
O debate, segundo Sadique, começa nos comités sindicais locais, unidade base da organização por congregar jornalistas a partir das suas unidades de produção.
No seminário regional norte foi tema de discussão o regimento e funcionamento dos comités locais, instrumento que também está em debate.
Faruco Sadique abordou igualmente o ponto de situação da carteira profissional e do estatuto do jornalista em Moçambique, um assunto cuja discussão continua em cima da mesa envolvendo outras entidades representativas desta classe profissional.
O SNJ é uma organização profissional que reúne profissionais da imprensa, rádio, televisão e agências noticiosas e integra jornalistas e quadros de produção editorial.
O actual secretariado executivo, dirigido por Faruco Sadique, foi eleito na sétima conferência nacional do SNJ, realizada em Mafambisse, província de Sofala, em Julho de 2023.
(AIM)
RI/sg