
Nampula, (Moçambique), 21 Jun (AIM) – O Secretario do Estado para a província nortenha de Nampula, Plácido Pereir, exige aos administradores distritais que assegurem a exploração legal e criteriosa dos recursos naturais, colaborando com as comunidades locais, através das lideranças comunitárias e tradicionais.
Pereira insta, ainda, que ele garanta a manutenção da ordem e segurança públicas, o respeito ao Estado de Direito, a protecção dos direitos humanos e em especial da criança, a prevenção e combate a criminalidade, o combate a caça furtiva e coordenar medidas preventivas e de socorro em caso de ocorrência de acidentes e calamidades naturais.
. Secretário de Estado falava, na última quinta-feira, durante a tomada de posse e apresentação e dos novos administradores distritais, recentemente nomeados.
Foram já nomeados 19 dos 23 administradores distritais de Nampula, estando em falta a indicação dos que irão dirigir os destinos de Eráti, no interior e que faz no limite com Cabo Delgado, e os costeiros de Liúpo e Moma, considerados os maiores produtores de pescado da província.
Pereira salientou tratar-se de uma função de confiança, mas que requer habilidades técnicas, humanas e conceptuais e que o titular do cargo é um dirigente superior do Estado.
Acrescentou que o acto de posse se enquadra nas movimentações feitas, na sequência da constituição do governo saído das eleições de Outubro de 2024 e de seus órgãos a todos os níveis.
.
Alertou que “como representantes do Estado nos distritos onde irão trabalhar, devem exercer o poder que vos foi conferido como administradores, sabendo que foram incumbidos por um governo eleito pelo povo, e exercem essas competências em representação da administração central do Estado, como tal, recomenda-se que pratiquem actos observando a lei e resolvam problemas da população da vossa unidade territorial”..
Sexta-feira, foram apresentados os administradores dos distritos da Ilha de Moçambique, Rapale e Larde, para este sábado estão programados similares em Mossuril, Monapo, Muecate, Nacarôa, Meconta e Angoche
(AIM)
Rosa Inguane/dtg