
Presidente Filipe Nyusi e homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa. Foto arquivo
Lisboa, 24 Abr (AIM) – O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, chegou ao princípio da noite desta quarta-feira à Lisboa, no âmbito de uma visita de quatro dias a Portugal, por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, confirmou à AIM, na capital portuguesa, fonte da presidência moçambicana.
Para além de reuniões com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, Filipe Nyusi vai participar no lançamento do Livro “O Fim da Luta de Libertação Nacional em Moçambique, Operação Omar”, da autoria do General na Reserva Atanásio Mtumuke, entre outras actividades.
Segundo um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Presidência da República de Moçambique, a visita de trabalho de Filipe Nyusi decorre até 27 de Abril, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, durante a qual “irá manter conversações com o seu homólogo português sobre questões específicas de cooperação bilateral, dinamização do comércio e investimento, assim como manter um encontro com o primeiro-ministro, Luís Montenegro”.
O chefe de Estado moçambicano “irá também participar nas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril”, bem como “no relançamento” do sinal da estatal pública Televisão de Moçambique (TVM) em Portugal. A AIM em Lisboa apurou que o sinal esteve longo período inactivo devido a constrangimentos de ordem financeira.
Esta quarta-feira, o Presidente moçambicano assiste à assinatura de um protocolo entre associações de empresários de Portugal e Moçambique, no âmbito do fórum empresarial que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) realizaram, de manhã, um encontro com empresários dos dois países, antes do fórum empresarial.
O encontro da manhã desta quarta-feira visava fomentar “o estabelecimento de parcerias entre empresas dos dois países que reforce a relação económica e comercial entre Portugal e Moçambique”, diz um comunicado divulgado pela AIP, e que dá conta da sessão bilateral, com a presença do vice-presidente da AIP, Jorge Pais, e do presidente da CTA, Agostinho Vuma.
A sessão segue-se a um conjunto de visitas a empresas na região do Porto, no Norte, e na região de Sines, que os empresários moçambicanos fizeram na segunda e terça-feira, respectivamente, e antecedeu o Fórum de Negócios Moçambique-Portugal.
(AIM)
DM