
Gondola (Moçambique), 20 Set (AIM) – O delegado distrital do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), em Gondola, província central de Manica, Guerra Jorge, disse que o seu partido, e o candidato presidencial, Lutero Simango, tem políticas adequadas para os moçambicanos praticarem a agricultura mecanizada, que vai permitir o aumento da produção e produtividade.
“Se praticarmos uma agricultura mecanizada, teremos boa produção, e, consequentemente, deixaremos de importar produtos alimentares como acontece actualmente”, referiu.
De acordo com a fonte, devido a agricultura que está sendo praticada, que é rudimentar, a população não produz alimentos suficientes para auto sustento e comercialização, daí a necessidade de uma produção mecanizada.
Guerra Jorge acredita que só com o MDM e Lutero Simango que Moçambique poderá tornar-se referência na produção agrícola.
“O país tem terras aráveis com um potencial agrícola muito alto. Com rios que podem ser bem aproveitados para a prática agrícola. Não se justifica que os moçambicanos continuem, todos os anos, a passar fome. O nosso partido já tem políticas que garantem que tenhamos uma boa produção alimentar”, assegurou.
Explicou que a produção não será apenas de alimentos. Na agricultura mecanizada, o país pode produzir outras culturas de rendimento e vender no mercado interno e externo.
Segundo Guerra Jorge, o que falta são políticas certas que permitam que o povo produza em elevadas quantidades para eliminar a fome.
“O nosso país pode produzir e alimentar a África e o Mundo. Nos tornaremos uma referência internacional. Todavia, parece existir falta de vontade. Além de alimentos, também temos espaço para culturas de rendimento que podem contribuir para o crescimento da nossa economia. Por isso, votemos no MDM e no Lutero Simango”, afirmou.
Apontou a província de Manica e outras como sendo uma das que possuem condições adequadas para a produção agrícola.
Disse que Manica produz quase tudo, mas o tipo de agricultura praticada pela população “faz com que, anualmente, tenhamos ocorrência de bolsa de fome”.
“Se um dia soubermos aproveitar o potencial agrícola existente na nossa província, sairemos da pobreza. Havemos de gerar riquezas através da agricultura. Vamos pensar na mudança. Pedimos para que no dia 09 de Outubro conduzam o MDM e o seu candidato presidencial ao poder”, anotou.
A fonte disse que o MDM e o Lutero Simango apareceram no momento certo. “No momento em que os moçambicanos precisam de experimentar outro tipo de governação porque já estão cansados de sofrer”.
Na manhã desta sexta-feira (20), o MDM, no distrito de Gondola, pediu voto nos mercados e alguns bairros.
Fez a colagem de material de campanha eleitoral em alguns bairros para receber o presidente do partido MDM, Lutero Simango, que está semana trabalhará na província de Manica.
(AIM)
NM/mz