
Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura Tribunal Judicial do Distrito de Jangamo
Maputo, 25 Nov (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifesta a sua preocupação com o elevado índice de crimes passionais e violência contra a mulher, rapariga e pessoa idosa na província de Inhambane, sul de Moçambique.
A preocupação foi expressa hoje (25) no distrito de Jangamo, durante a cerimónia de inauguração de dois tribunais nos distritos de Panda e Jangamo, no quadro da iniciativa presidencial, ““Um Distrito, Um Edifício Condigno para o Tribunal”.
“Estas inaugurações acontecem nas vésperas do Natal e fim do ano, uma época caracterizada por maior circulação de pessoas e bens. Por isso, escolhemos abordar aqui um tema relacionado a violência contra a mulher e pessoa idosa. São fenómenos que afectam mais as mulheres e raparigas e idosas”, disse Nyusi.
De acordo com o Chefe do Estado, as mulheres, raparigas e idosos, são vítimas de violência física, psicológica, económica e sexual, uniões prematuras, crimes passionais e condições degradantes que, ciclicamente, as mulheres são expostas nesta província.
Dados partilhas pelo Chefe de Estado dão conta que no primeiro semestre deste ano registou-se um total de 9.250 vítimas de violência em todo o país, incluindo 4.556 são mulheres, mais de 3.000 são crianças. Na província de Inhambane, este ano foram atendidas 1.080 vítimas de violência, sendo que, a esmagadora maioria são mulheres e raparigas.
A outra face da violência em Inhambane são idosos, na sua maioria violentados sob acusação de feitiçaria, fenómeno que os perpetradores dessa violência nunca conseguem provar, justificando seus actos com base em apenas suposições.
“Compatriotas, é hora de reflectirmos sobre esta realidade e mais do que isso, buscarmos soluções para acabarmos com a violência sobre a pessoa idosa. Os nossos idosos são os nossos raízes, referências e bibliotecas vivas”, vincou.
Ainda sobre as infra-estruturas entregues, Nyusi reiterou que, com as inaugurações de hoje, a iniciativa presidencial completa seis tribunais edificados, dos sete projectados para a província de Inhambane, esperando que as infra-estruturas contribuíam para a melhoria da prestação de serviços dos operadores judiciários, fazendo a justiça em tempo útil e respeitando a lei.
Nyusi, prometeu fazer um balanço geral sobre a sua iniciativa de construção de tribunais nos distritos, na província de Nampula, durante a última inauguração de um tribunal na qualidade de Chefe do Estado.
Adiantou que a iniciativa poderá o seu impacto poderá ser percebido no futuro.
(AIM)
PC/sg